• informações e matrículas: 21 2222-2222
  • contato@colegioforcamaxima.com.br
  • siga-nos: youtbe

o que é ?

O Colégio FORÇA MÁXIMA, Grupo Força Máxima, é referência em aprovações nas principais universidades do Rio de Janeiro. Nossa visão, na qualidade de instituição educacional, é trabalhar com seriedade e dedicação no preparo dos nossos alunos para que possam ingressar no ensino superior e compor a elite cultural deste país.

Fazendo uso da nossa experiência como colégio preparatório, sempre buscamos ferramentas que podem melhorar o desempenho e o rendimento das turmas, por isso, este ano estamos introduzindo um projeto inovador que, com certeza, tem muito a contribuir na rotina de estudo dos alunos. Tal ferramenta é o Ciclo PDCA que, hoje, é utilizado por grandes corporações com o objetivo de gerar qualidade e maiores resultados dentro das empresas.

O ciclo se inicia quando o aluno recebe uma folha semanal com um volume de questões que precisam ser resolvidas por ele. Ao longo da semana, o aluno contará com todo o suporte da escola para eliminar suas dúvidas e agir corretivamente. Nosso objetivo é que todo conteúdo estudado seja compreendido de forma plena, obedecendo, assim, a precisão dos processos seletivos a que serão submetidos.

o ciclo pdca

ciclo

O PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade (ou ferramentas gerenciais) e permite o controle do processo.

O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”).

“PDCA” é a sigla das palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo:

“Plan”, planejar; “Do”, fazer ou agir; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, no sentido de corrigir ou agir de forma corretiva.

O PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis. O PDCA constitui-se das seguintes etapas:

“PLAN” – O primeiro passo para a aplicação do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: a primeira fase é o estabelecimento dos objetivos, a segunda, é o estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido e, a terceira é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo.

Os alunos da 3ª série e do Pré-Vestibular receberão uma lista de exercícios com todas as disciplinas, chamada de Folha Força Máxima. A entrega será sempre na 2ª feira e as turmas terão uma semana para concluir o ciclo de tarefas.

“DO” – O segundo passo do PDCA é a execução do plano que consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido.

Os alunos da 3ª série e do Pré-Vestibular vão resolver todos os exercícios individualmente, na ordem desejada por ele mesmo.

“CHECK” – O terceiro passo do PDCA é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Ela pode ocorrer concomitantemente com a realização do plano quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida, ou após a execução quando são feitas análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas.

Etapa mais importante! Os alunos da 3ª série e do Pré-Vestibular vão corrigir as questões executadas na “etapa 2″ e vão separar as questões em três grupos:

Acerto – (questões com acertos exatos, ex: o aluno executou uma equação e a resposta foi idêntica a do gabarito)

Acerto por acaso – (aluno ficou em dúvida entre duas ou mais opções, mas acertou no “acaso”)

Erro – (aluno marca a resposta errada)

“ACT” ou “ACTION” – a última fase do PDCA é a realização das ações corretivas, ou seja, a correção das falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA para corrigir as falhas (através do mesmo modelo, planejar as ações, fazer, checar e corrigir) de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho.

Os alunos da 3ª série e do Pré-Vestibular deverão sanar todas as suas dúvidas com colegas, monitores, professores, livros, vídeo aulas, etc…

OBS: após o término da 4ª etapa o ciclo recomeça na 2ª feira seguinte.